Análise de Requisitos

  • Duração do curso40 horas
  • Início do cursoCONSULTAR
  • Taxa do cursoCONSULTAR

Descrição

Este treinamento destina-se a todos aqueles que pretendem compreender o processo de desenvolvimento de softwares utilizando os modelos apresentados pela linguagem UML (Unified Modeling Language), hoje essenciais neste contexto utilizando o RUP.

No decorrer das aulas, serão apresentados conceitos de modelagem de sistemas utilizando a UML e RUP, além de ser esclarecido como estes conceitos devem ser aplicados no dia a dia dos profissionais que trabalham com essa linguagem, entre outras informações.

Pré-requisito do Curso

Para que os alunos possam aproveitar este treinamento ao máximo, é importante que eles tenham conhecimentos de informática e compreendam sua terminologia, desejável que tenha conhecimentos em alguma linguagem de programação.

Programação

História do desenvolvimento de softwares; Definições necessárias para o entendimento da UML; Modelos orientados a objetos vs. Modelos estruturados; Vantagens e restrições da orientação a objetos; UML – Definição e história; Arquitetura da UML; Modelos estáticos; Modelos dinâmicos.

Definição de projetos de desenvolvimento de software; Definição de processos de desenvolvimento de software; Pré-projeto ou planejamento de execução da proposta para o cliente; Análise de requisitos; Arquitetura/Design; Implementação; Testes e homologação; Implantação; Modelos de processos de desenvolvimento de software; Modelo de processo cascata; Modelo de processo iterativo e incremental; Modelo de processo ágil; Definição de artefatos para cada processo do projeto de desenvolvimento de software; Pré-projeto ou planejamento da execução da proposta para o cliente; Análise de requisitos; Arquitetura/Design; Implementação; Testes; Homologação; Implantação; Gestão de projetos de desenvolvimento de software.

Introdução aos casos de uso; Definição de casos de uso; Definição de atores; Notações; Casos de uso; Atores; Identificação de casos de uso e atores a partir da definição de requisitos; Identificação de casos de uso; Identificação de atores; Passo-a-passo para a identificação de atores; Identificação das descrições de casos de uso; Modelo de descritivo de casos de uso; Especificação de caso de uso – visão macro; Especificação de caso de uso – visão detalhada.

Introdução aos diagramas de casos de uso; Aplicação dos diagramas de casos de uso nos processos de desenvolvimento de um software; Interações envolvendo casos de uso e atores; Notação; Associação; Dependência; Dependência – Extensão; Dependência – Inclusão; Generalização/Especialização (herança); Fronteira do sistema ou cenário; Notação; Construção do diagrama de casos de uso; Mostrando todos os casos de uso de um determinado ator; Mostrando um caso de uso e todas as suas relações; Mostrando todos os casos de uso a serem implementados em um determinado cenário; Passo-a-passo para o diagrama de casos de uso visão geral; Acompanhamento do progresso do entendimento dos requisitos.

Introdução ao diagrama de atividades; Aplicação do diagrama de atividades no processo de desenvolvimento de software; Notação; Atividade; Transição; Decisões; Barra de sincronização; Thread simultânea; Thread condicional; Condição de guarda; Início do fluxo ou subfluxo; Fim do subfluxo; Fim do fluxo; Nota; Subatividade; Swimlanes ou raias; Construção do diagrama de atividades; Acompanhamento do progresso do entendimento dos requisitos.

Introdução a classes; Diferença entre tabelas de banco de dados e classes; Notação de classe; Visibilidade; Visibilidade de classes; Visibilidade de atributos; Visibilidade de métodos; Identificação de classes a partir do diagrama de casos de uso; Passo-a-passo.

Introdução ao diagrama de classes; Aplicação do diagrama de classes no processo de desenvolvimento de um software; Interações entre classes; Associação de multiplicidade; Situações específicas; Composição; Agregação; Herança; Dependência; Construção de diagramas de classes; Abstração de classes e atributos; Construção do diagrama de classes de negócio; Estudo de caso; Construção do diagrama de classes de implementação; Passo-a-passo para a construção do diagrama de classes.

Introdução ao diagrama de seqüência; Aplicação do diagrama de seqüência no processo de desenvolvimento de um software; Notação; Notação de ator; Notação de classe – visão de negócio; Notação de classe – visão de implementação; Notação de linha de vida; Notação de tempo de atividade ou ativação; Notação de chamadas ou mensagens; Chamadas síncronas; Chamadas assíncronas; Chamadas recursivas; Chamadas de retorno; Notação de nota; Notação de estereótipos; <>; <>; <>; Construção de diagramas de seqüência; Construção do diagrama de seqüência de negócio; Construção do diagrama de seqüência de implementação; Passo-a-passo.

Introdução ao diagrama de colaboração ou comunicação; Aplicação do diagrama de colaboração ou comunicação no processo de desenvolvimento de um software; Notação; Notação de objeto; Notação de chamadas ou mensagens; Notação de mensagens síncronas; Notação de mensagens de retorno; Notação de mensagens recursivas; Construção de diagramas de colaboração ou comunicação; Passo-a-passo.

Introdução ao diagrama de objetos; Aplicação do diagrama de objetos no processo de desenvolvimento de um software; Notação; Notação de objeto; Construção do diagrama de objetos; Passo-a-passo.

Introdução aos diagramas de estados ou máquina de estados; Estados; Evento; Transição; Aplicação do diagrama de estados ou máquina de estados no processo de desenvolvimento de um software; Notação; Estado simples; Estado com atividades internas; Estado inicial; Estado final; Estado composto; Transição; Estado de escolha; Estado de junção; Barra de sincronização; Separação/Bifurcação; União/Junção; Estado de submáquinas; Estado de sincronismo; Autotransição; Construção do diagrama de estados.

Introdução ao diagrama de pacotes; Pacotes; Tipos de pacotes; Relacionamento de dependência; Visibilidade; Aplicação do diagrama de pacotes no processo de desenvolvimento de um software; Notação; Pacote; Relacionamento de dependência; Exportação; Importação; Visibilidade; Construção do diagrama de pacotes.

Introdução ao diagrama de componentes; Componentes; Tipos de componentes; Interfaces; Relacionamentos; Portas; Diferenças entre classes e componentes; Diferenças entre componentes e interfaces; Aplicação do diagrama de componentes no processo de desenvolvimento de um software; Notação; Componentes; Estereótipos; Interfaces; Relacionamentos; Dependência; Portas; Visões Caixa Preta e Caixa Branca; Construção do diagrama de componentes.

Introdução ao diagrama de implantação; Nós; Relacionamentos; Diferenças entre nós e componentes; Aplicação do diagrama de implantação no processo de desenvolvimento de um software; Notação; Nó; Estereótipos; Relacionamentos; Artefatos de implantação; Construção do diagrama de implantação.

Introdução ao diagrama de estrutura composta; Colaborações; Portas; Ocorrência de colaboração; Parte; Aplicação do diagrama de estrutura composta no processo de desenvolvimento de um software; Notação; Colaboração; Ocorrência de colaboração; Portas; Partes; Conector; Construção de diagramas de estrutura composta; Passo-a-passo.

Introdução ao diagrama de tempo; Aplicação do diagrama de tempo no processo de desenvolvimento de um software; Notação; Lifeline; Constraint de duração de tempo; Construção de diagramas de tempo; Passo-a-passo.

Introdução ao diagrama de interação geral; Aplicação do diagrama de interação geral no processo de desenvolvimento de um software; Notação; Frame; Construção de diagramas de interação geral; Passo-a-passo.

Especificação de Requisitos e Modelos SRS RUP e IEEE, Especificação de Requisitos e UML, Modelo de casos de uso, Diagrama de casos de uso, Diagrama de atividade.

Realização de análise estática – entidades e relacionamentos, Diagrama de classes, Diagrama de objetos, Realização de análise dinâmica – cenários de casos de uso, Definição de responsabilidades, Diagrama de sequência, Diagrama de colaboração, TDiagrama de transição de estado

Levantamento de Requisitos do Projeto Final

Especificação de Análise dos Requisitos levantados