ITIL & Cobit

  • Duração do curso40 horas
  • Início do cursoCONSULTAR
  • Taxa do cursoCONSULTAR

Descrição

Curso ITIL V4 Foundations – Foundation Exam Prep
&
Cobit 5 Foundations Oficial – Preparatório para Certificação

Objetivo do Curso

Este treinamento para Formação em ITIL V4 Foundations tem como objetivo oferecer uma introdução detalhada aos conceitos, termos, definições, objetivos, benefícios e relacionamentos dos principais processos e funções para o Gerenciamento de Serviços de TI, de acordo com o modelo de melhores práticas do ITIL (Information Technology Infrastructure Library).
Este é um curso de fundamentos em Gerenciamento de Serviços de TI, no qual você terá uma base para passar no primeiro exame do programa de certificação da ITIL (ITIL V4 Foundations). Depois que você obter a certificação ITIL V4 Foundation, você poderá fazer outros cursos ITIL v4 intermediários ou os cursos avançados na ITIL v4 Expert.

Pré-requisito do Curso

Para o curso de ITIL V4 Foundations não há pré-requisitos formais. É recomendável experiência em Serviços de TI. Seguindo a linha de Governança de TI, aconselhamos a realização do curso de COBIT Foundation e o curso PMP Foundations do PMI posteriormente.

Ao término deste curso, você é capaz de:

• Identificar os princípios e conceitos chave de Gerenciamento de Serviço de TI.
• Identificar os benefícios de implementação ITIL em uma organização.
• Identificar os processos de Gerenciamento de Serviço e como mapeá-los no Ciclo de vida do Serviço.
• Identificar os conceitos e definições básicos relacionados ao Ciclo de Vida do Serviço.
• Identificar as atividades e papéis envolvidos com o Ciclo de Vida do Serviço.
• Identificar o relacionamento de cada componente do Ciclo de Vida do Serviço e como eles são mapeados aos outros componentes.
• Identificar os fatores que afetam a eficácia do Ciclo de Vida do Serviço.

Programação

Introdução ao cenário, desafios da TI, história e evolução da ITIL®, revisão da ITIL V2, nova estrutura da ITIL V3 e comparativo ITIL® V2 x V3.
Esquema de certificação profissional.

Conceitos de serviços, gerenciamento de serviço, processos, funções e papéis.

Estrutura, escopo, componentes e interfaces e processos existentes no ciclo de vida do serviço. Papel da Governança de TI no ciclo de vida.

Conceitos: o que é estratégia, ativos de serviço, criação de valor, tipos de provedores.
Processos: Gerenciamento de Portfólio de Serviço, Gerenciamento da Demanda, Gerenciamento Financeiro.
Adoção de ferramentas na automação de serviços e tipos de ferramentas de suporte à Estratégia de Serviço.

A importância dos 4Ps, aspectos do Desenho de Serviço. Processos:Gerenciamento de Nível de Serviço, Gerenciamento do Catálogo de Serviço, Gerenciamento da Capacidade, Gerenciamento de Disponibilidade, Gerenciamento da Continuidade de Serviço de TI, Gerenciamento de Fornecedor.
Tipos de ferramentas de suporte ao Desenho de serviço.

Processos: Gerenciamento de Mudança, Gerenciamento da Configuração e Ativo de Serviço, Gerenciamento de Liberação e Implantação, Gerenciamento do Conhecimento de Serviço. Tipos de ferramentas de suporte à Transição de Serviço.

Processos: Gerenciamento de Incidente, Gerenciamento de Evento, Cumprimento de Serviço, Gerenciamento de Problema, Gerenciamento de Acesso. Funções: Central de Serviços, Gerenciamento Técnico, Gerenciamento de Aplicativo, Gerenciamento de Operações de TI e Gerenciamento das Instalações. Tipos de ferramentas de suporte à Operação de Serviço.

Modelo PDCA, Modelo de Melhoria de Serviço Continuada, tipos de métricas. Tipos de ferramentas de suporte à Melhoria de Serviço Continuada.

Simulados para Certificação ITIL V3 Foundations e dicas para realização do exame de certificação ITILV3 Foundations.

Gerenciando TI como um recurso organizacional é essencial para o valor de bons negócios e de gestão de risco. Objetivos de Controle para Informações e Tecnologia Relacionada (COBIT) fornece as melhores práticas em governança de TI para profissionais de TI e gestores. COBIT 5 fornece um conjunto abrangente de medidas, indicadores, processos e objetivos de controle através de um amplo espectro de processos de TI. Este curso prepara você para o exame COBIT Foundation 5.

Este curso é valioso para todos que desejam alcançar a certificação COBIT 5 Foundation. Este curso também é útil para aqueles que querem adquirir conhecimento do alcance e estrutura do COBIT 5 ou quer melhorar Governança de TI em seus ou dos seus clientes organizações.

Governança de TI consiste em liderança, estruturas organizacionais e processos que garantam TI sustenta e estende as estratégias da organização e objetivos. Além disso, a governança de TI eficaz pode prever o valor de uma organização gera de TI.

COBIT 5 é um conjunto de informações para a efetiva implementação da governança de TI e gestão. COBIT 5 é baseada em cinco princípios-chave e sete categorias de facilitadores para a governança e gestão de TI corporativa. O quadro 5 COBIT cobre o espectro completo de TI e pode ser adaptado às necessidades específicas de uma organização. COBIT ajuda as organizações a maximizar o retorno sobre seus investimentos em TI e alcançar um forte alinhamento entre negócios e estratégia de TI, tudo a um nível de risco aceitável para a empresa.
COBIT 5 constrói e se expande em COBIT 4.1, integrando outras estruturas importantes, padrões e recursos, incluindo Val IT e Risk IT da ISACA, ITIL ®, e normas afins da Organização Internacional de Normalização (ISO).

COBIT 5 integra os quadros e modelos em COBIT 4.1, Val IT e Risk IT em uma ampla estrutura de governança de TI, contendo práticas de governança de TI, um sistema de gestão para a melhoria contínua das atividades de TI, e um modelo de processo.

Novos princípios cerca de governança de TI da empresa (GEIT)
Maior atenção à Enablers, anteriormente chamados de recursos em COBIT 4.1
Cinco novos processos de governança
Um modelo de referência novo processo
COBIT 5 tem uma cascata objetivos revista com base em metas empresariais de condução relacionados a TI metas e então apoiado por processos críticos
Uma nova abordagem de avaliação de um processo de capacidade baseado na norma ISO / IEC 15504.