Melhor Idade

  • Duração do curso32 horas
  • Início do cursoCONSULTAR
  • Taxa do cursoCONSULTAR

Descrição

Treinamento Informática para Melhor Idade

Objetivo do Curso

Este treinamento foi especialmente elaborado para atender às necessidades de todos aqueles que estão vivendo a melhor idade e que pretendem compreender e usar os recursos básicos do microcomputador, trabalhando com janelas, criando pastas e salvando arquivos no Windows Vista; editando e formatando textos no MS Word; elaborando e animando slides no MS PowerPoint; criando e manipulando planilhas no MS Excel; e navegando na Internet.

Pré-requisito do Curso

Ler e escrever.

Programação

O computador

Conceitos básicos; Tipos de computadores; O mouse; Operações com o mouse; O teclado; Software aplicativo; World Wide Web.

O Windows 7

A área de trabalho (interface); Gadgets e barra lateral do Windows; Adicionando e removendo gadgets; Menu Iniciar; Ativando programas no menu Iniciar; Ícones; Acessando menus de contexto; Realizando pesquisas; Ajuda e suporte.

 

Conceitos de janelas

Elementos principais de janelas; Dimensionando janelas; Fechando janelas; Organização; Organizar com ALT + TAB; Organizar com Windows Flip 3D; Organizando janelas automaticamente; Caixas de diálogo.

Arquivos e pastas

Conceitos de arquivos e pastas; Partes de uma janela de pasta; Organização de arquivos e pastas; Modos de exibição; Abrindo um arquivo existente; Excluindo arquivos; Copiando e movendo arquivos; Renomeando um arquivo; Localizando arquivos; Critérios de pesquisa; Salvando uma pesquisa; Configurando as opções de pastas.

Aplicativos

Windows Media Player; Galeria de Fotos do Windows; Exibindo imagens e vídeos; Apresentação de slides; Localizando imagens; Girando uma imagem; Imprimindo imagens.

Acessórios

Bloco de notas; Cálculadora; Paint.

Pasta Computador e seus dispositivos

Dispositivos de armazenamento; Unidade de disquete; Formatar um disquete; Dispositivo de armazenamento removível; Unidade de disco rígido; Unidade de DVD e CD.

Internet

Internet Explorer ; Navegação com guias; Definindo uma Home Page; Favoritos; Organizando os Favoritos; Histórico; Sites de busca.

Conceitos básicos

O teclado; Tipos; Partes; Teclas padrão; Teclas numéricas; Teclas de função; Teclas de direção; Teclas de controle; Demais teclas; A digitação.

A tela do Word

Barra de títulos; Botão Office; Barra de ferramentas de acesso rápido; Barras de rolagem e régua; Vertical; Horizontal; Réguas; Barra de status; Faixa de opções.

Manipulando arquivos

Salvando o documento; Abrindo um documento; Novo documento; Fechando um documento.

Formatando textos e parágrafos

Seleção de texto; Formatando fontes; Capitular; Marcadores e numeração; Bordas e sombreamento.

Edição de texto

Corrigindo um texto; Corretor ortográfico e gramatical; Auto Correção; Sinônimos; Localizar; Substituir; Ir para; Hifenização; Navegando pelo texto; Área de transferência; Copiar; Recortar.

Formatação de página

Colunas; Cabeçalho e rodapé; Numeração de página; Configuração da página.

Impressão

Visualizando impressão; Imprimindo documentos.

Tabelas

Criando tabelas; Selecionando células, linhas e colunas; Formatando tabelas; Classificando tabelas; Opções de formatação.

Ilustrações

Clip-art; Imagens; Formas; SmartArt; Tipos de SmartArt; Criando um elemento SmartArt; Alterando as cores de um SmartArt.

Modelos de documento

Criando documentos com base em modelos; Calendários; Currículos.

Conceitos básicos

Tela do PowerPoint 2010; Barra de títulos; Botão Office; Barra de ferramentas de acesso rápido; Barra de status; Faixa de opções; Modos de visualização; Salvando apresentações; Fechando apresentações; Abrindo apresentações.

Modelos e Layouts

Modelos; Layouts de slide; Layouts padrão; Inserindo um slide; Excluindo um slide; Copiando um slide; Movendo um slide.

Tipos de slides

Slide de título; Slide de título e conteúdo; Conteúdo de imagem; Conteúdo de clip-art; Conteúdo de formas; Conteúdo de mídia; Conteúdo de tabela; Conteúdo de gráfico; Conteúdo de SmartArt; Tipos de SmartArt; Outros tipos de slide.

Itens de Slide

Cabeçalho e rodapé; WordArt; Símbolo; Objeto; Som.

Formatação

Formatação de textos; Formatação de formas e caixas de texto; Preenchimento; Cor da linha; Estilo da linha; Sombra; Formato 3D; Rotação 3D; Imagem; Formatação de formas.

Animação de slides

Personalizar animação; Animação de textos; Animação de gráficos; Animação de multimídia; Animação de outros objetos.

Apresentação de slides

Transição de slide; Testar intervalos; Ocultando slides.

Impressão

Visualizar impressão; Janela Imprimir.

Apresentação e conceitos básicos

Teclas de atalho e de acesso; Elementos da janela; Menu Office; Faixa de opções; Utilizando a ajuda do Excel; Pasta de trabalho; Criando uma nova pasta de trabalho.

Manuseio de planilhas no Excel

Dimensões da planilha; Navegação; Inserindo dados na planilha; Confirmando dados; Cancelando dados; Modificando o conteúdo da célula; Selecionando células; Seqüenciais; Intercaladas; Intervalos intercalados; Linhas e colunas; Planilha inteira; Entrando com dados em células selecionadas; Comandos Desfazer e Refazer; Utilizando comandos da Área de Transferência; Ferramenta Copiar; Ferramenta Recortar; Auto preenchimento; Largura das colunas; Ajuste automático da coluna; Altura das linhas; Ajuste automático da linha.

Criando uma planilha no Excel

Definição de fórmula; Criando fórmulas utilizando referências de células; Utilidade do botão Soma.

Funções

Utilidade dos operadores de referência; Tipos de argumento; Assistente de função; Função SE; Funções MÍNIMO e MÁXIMO; Funções HOJE; Testando as fórmulas.