APF
- Duração do curso40 horas
- Início do cursoCONSULTAR
- Taxa do cursoCONSULTAR
Descrição
Análise de Pontos de Função (APF)
Objetivo do Curso
O objetivo deste curso de APF Análise de Pontos de Função é capacitar o aluno a medir e estimar o tamanho funcional de um software, abordando todo o processo de contagem de pontos de função definido pelo Grupo Internacional de Usuários de Pontos de Função – IFPUG e capacitar os métodos relativos à estimativa de tamanho a partir de requisitos ainda incompletos.
Pré-requisito do Curso
Ter experiência em Análise de Requisitos; Ter conhecimento em RUP, ou já ter participado do curso de analise de requisitos da LogusTI.
Programação
A análise de pontos de função é um instrumento utilizado por profissionais da área de sistemas e empresas de todos os portes e segmentos da economia brasileira. Inicialmente, o foco principal de sua aplicação era, apenas, em estimativas; mas, atualmente, também tem sido aplicada, cada vez com mais sucesso, como unidade de medição de contratos de desenvolvimento de software e como ferramenta na gerência de projetos. Boa parte desse sucesso deve-se a uma comunidade bem ativa de usuários de pontos de função no Brasil, o BFPUG.
Este treinamento mostra uma visão na aplicação da técnica em projetos de desenvolvimento de sistema, manutenção de sistemas, gerência de projetos, treinamento e consultoria em análise de pontos de função. Seu objetivo é complementar.
Gerenciando projetos com métricas.
na sala de aula o professor Fornece ao aluno perspectiva do contexto em que as métricas funcionais, em particular a análise de pontos de função, podem ser aplicadas nas organizações que contratam e desenvolvem softwares. Explora aplicações em gerência de projetos, terceirização, gestão de contratos e em iniciativas de melhoria de processos de software. Traz os conceitos e fundamentos básicos para a determinação dos aspectos do processo de desenvolvimento e manutenção de sistemas que devem ser dimensionados.
Apresenta um breve histórico da análise de pontos de função no mundo e no Brasil, comenta o papel de importantes organizações de métricas no mundo, entre elas o International Function Point Users Group (IFPUG), e alguns outros métodos de medição funcional.
Mostra as fórmulas utilizadas para cálculo dos pontos de função ajustados e uma aplicação para exercitar a contagem de pontos de função de uma aplicação, de um projeto de desenvolvimento e de um projeto de melhoria.
Traz um modelo geral para o processo de estimativas de projetos e revela como usar pontos de função para produzir estimativas com razoável confiabilidade em fases iniciais do projeto. São feitas diversas considerações para o uso correto dessa importante ferramenta.